SÍNDROME DO ACUMULADOR

O Síndrome do acumulador, conhecido como transtorno de acumulação, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente em descartar ou se desfazer de pertences, como objeto, animais e coisas, independentemente de seu valor real. Esta dificuldade resulta em uma acumulação excessiva de itens, muitas vezes levando a espaços de vida desordenados e inabitáveis.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

1. Acúmulo Excessivo:** As pessoas com este transtorno acumulam em excesso como objetos animais, o que pode incluir desde itens de valor sentimental até objetos que são considerados lixo por outras pessoas.

2. Dificuldade em Descartar:** Há uma dificuldade significativa em se desfazer de itens, mesmo que sejam inúteis ou tenham pouco valor.

3. Ambiente Desordenado:** O acúmulo excessivo frequentemente resulta em espaços de vida desorganizados, que podem se tornar inabitáveis e, em casos extremos, representar riscos à saúde e segurança.

Causas e Fatores de Risco .

A causa exata do transtorno de acumulação não é conhecida, mas acredita-se que uma combinação de fatores como de ter as coisas que antes tinha e perdeu tudo por um evento que culminou para nunca mais passar pela falta contribua para o desenvolvimento do transtorno.

Fatores de risco incluem:

- História familiar de transtorno de acumulação ou outros transtornos mentais.

- Eventos traumáticos ou estressantes na vida.

- Problemas de tomada de decisão e organização.

TRATAMENTO

O tratamento do transtorno de acumulação através da (TRG), Reprocessamento Generativo reestrutura todo o psiquismo fortalecendo os musculos cerebral gerando novas interpretações do passado e novas informação para uma comunicação com o futro.

Se você ou alguém que você conhece ou está lutando com o transtorno de acumulação, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental. O tratamento adequado vão mudar significativamente a sua qualidade de vida excluindo totalmente o comportamento de acumulação.